A
Relevância da Psicologia Vigotskiana para o Processo de Aprendizagem
Flávia
Dias Siqueira
As
diferentes teorias sobre o processo de aprendizagem norteiam, de acordo com
o(s) seu(s) estudioso(s), o processo de ensino enfatizado/empregado pelos
professores em sua prática pedagógica. Mesmo de maneira ‘inconsciente’ o
educador tende a valorizar e tomar nota de conceitos e paradigmas que
identifica como “os mais adequados” à sua metodologia. Nessa percepção,
Vigotski era alguém que procurava construir uma psicologia marxista, reconhecido
o contexto sociohistórico no qual estava inserido. Diante disso, reconhecida a
linguagem como ferramenta cultural, esta passa a ser relevante às
relações/interações sociais dos sujeitos históricos culminando por caracterizar
os sujeitos em suas produções sociais, e consequentemente configurar/interferir/influenciar
a história dessas distintas sociedades, incluindo, intrinsecamente, o seu
processo de aprendizagem.
Nessa
vertente, o desenvolvimento do psiquismo acontece na inserção social, cultural e histórica do indivíduo. As funções
psicológicas superiores (percepção, pensamento e memória), são construídas por
meio dessa relação não-linear do sujeito
e o contexto historico-cultural ao qual pertence, e dessa relação o sujeito norteia sua percepção de sociedade e seleciona (assimilação) o que acontece à
sua volta na construção de sua dentidade, sendo passível aos aspectos
afetivos, os quais tem papel essencial nesse desenvolvimento. Na
aprendizagem escolar não é diferente, por isso a questão lúdica é de extrema
importância nos primeiros anos, mas não somente a esses. Por meio dela a
criança desenvolve seu processo de comunicação e interação,
transformando/formando suas concepções de mundo, além da “visão de outra
pessoa”.
Nesse ponto
da análise vigotskiana, o coletivo, principalmente na figura dos jogos, é preferencial
ao individual, pois trata-se de um exemplo de prática lúdica que permite à
criança gerar ZDPs, operando um descentramento cognitivo e emocional; sendo
relevante, por exemplo, à aprendizagem geográfica.
REFERÊNCIAS
·
BAZZONI, Cláudio. A
concepção da linguagem determina o que e como se ensina. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=JUrY60mK2g8 Acessado em 16/06/2014.
·
CAVALCANTI, Lana de Souza. Cotidiano,
Mediação Pedagógica e Formação de Conceitos: Uma Contribuição de Vygotsky ao
Ensino de Geografia. Cad. Cedes, Campinas,
vol. 25, n. 66, p. 185-207, maio/ago. 2005
·
DUARTE, Newton. A
Escola de Vygotsky e a Educação Escolar: Algumas Hipóteses Para Uma Leitura Pedagógica
da Psicologia Histórico-Cultural. Psicologia USP, São
Paulo, v.7, n.1/2, p.17-50, 1996.
·
OLIVEIRA, Marta Kohl de. O
Problema da Afetividade em Vygotsky. (p. 75 a 84). Disponível em: http://www.moodle.ufop.br/course/view.php?id=9268
Acessado em 16/06/2014.
·
PIMENTEL, Alessandra. A
ludicidade na educação infantil: uma abordagem histórico-cultural. Psic.
da Ed., São Paulo, 26, 1º sem. de 2008, pp. 109-133.